quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A380


A Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea a receber um superjumbo Airbus A380.


Entregue a 15 de Outubro, em Toulouse, o avião seguiu no dia seguinte para o Changi International Airport, em Singapura, para dar início aos seus primeiros voos comerciais para Sydney, na Austrália, a partir de 28 de Outubro.


Hoje realizou-se o primeiro voo especial de beneficência entre as duas cidades, cujos bilhetes foram disputados no sítio de leilões da eBay, tendo alguns alcançado a fasquia dos 8000 euros em classe económica! Os felizes passageiros que conseguiram um lugar no voo inaugural deste ‘paquete dos céus’ receberão um certificado da viagem, e o dinheiro angariado nos leilões (915 mil euros) será distribuído em partes iguais a uma associação sem fins lucrativos de Singapura, a dois hospitais infantis em Sydney e à organização Médicos Sem Fronteiras.


A Singapore Airlines configurou os assentos dos 19 aparelhos A380 que encomendou para um total de 471 passageiros - mais 21 do que a companhia australiana Qantas e menos 18 do que a Emirates nos seus aviões de longo curso (a principal transportadora do Médio Oriente também vai dispor de versões de alta e média densidade, com 644 e 514 lugares, respectivamente).
Entres as restantes companhias que encomendaram o A380, a Korean Air optou por uma configuração de 500 lugares, que a indiana Kingfisher aumentou para 525, a Air France para 540 e a Lufthansa para 549. Mas recorde-se que o Airbus A380 foi homologado para um máximo de 853 passageiros (numa só classe). O total de encomendas para este aparelho ascende presentemente a 189 unidades, com origem em 16 clientes. Trata-se do maior avião comercial do mundo, apenas ultrapassado pelo cargueiro russo Antonov AN-225 de seis reactores.
O A380 providencia mais conforto em qualquer uma das suas quatro classes (Primeira, Executiva Premium, Executiva e Económica) e mais espaço de descontracção, com a possibilidade de instalação de um bar na cauda do aparelho, chuveiros, lojas, salão de beleza, ginásio e até casino!


1 comentário:

*Um Momento* disse...

Deve ser um "Bicho" e pèras:o)))

(*)