quarta-feira, 27 de junho de 2007

Arqueologia

Múmia de rainha egípcia identificada por um dente.

Cientistas realizaram testes de ADN e vários exames à múmia, acabaram por encontrar aquilo que procuravam num dente que provou que a múmia era uma das figuras-chave do antigo Egipto.
A rainha Hatshepsut descansava há três anos, sem que conhecessem a sua identidade, na terceira cave do Museu egípcio do Cairo.
A monarca egípcia foi uma das múmias encontradas em 1903 por Howard Carter, o mesmo arqueólogo que achou o túmulo de Tutankamon.
O sepulcro de 40 metros quadrados tinha duas múmias e desde então sempre se pensou que uma delas podia ser a rainha, mas só agora foram encontradas as provas para uma identificação conclusiva.
«Durante um ano, uma equipa de cientistas, dirigida pelo Doutor Zahi Hawass, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, trabalhou arduamente para identificar a múmia» afirmou o ministro da cultura egípcio na conferência de imprensa.
A identificação, feita pelos arqueólogos, foi conseguida através de um molar encontrado numa urna funerária com o nome da rainha gravado. O dente encaixava na perfeição com a dentadura da múmia, a que faltava precisamente esse molar, segundo Hawass.
Os cientistas classificam esta descoberta como «a mais importante de egiptologia desde 1922 quando o inglês, Howard Carter encontrou o famoso túmulo de Tutankamon».

Sem comentários: